Administração busca aumentar o acesso de pequenos produtores ao PRONAF

Nesta quinta-feira(9), o Prefeito de Patrocínio Deiró Marra e o Secretário de Agricultura Rubens Rocha Machado fizeram uma reunião com representantes do Banco do Brasil, da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o objetivo de solicitar especial atenção a liberação do Pronaf aos pequenos produtores do município.

A reivindicação surgiu durante a segunda reunião do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, na qual os membros do Conselho clamaram o intervenção da Prefeitura, juntamente com a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, responsáveis pelo credenciamento de aptidão no município para os projetos do Pronaf, para que a Carteira Agrícola da Agência do Banco do Brasil dê maior atenção desse tipo de crédito destinados aos pequenos produtores e agricultura familiar.

O Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O financiamento pode ser destinado ao custeio da safra ou atividade agroindustrial, investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários. Em Minas Gerais, Patrocínio está na primeira colocação na categoria “Investimento” e em terceiro para “Custeio”.

Para Rubens Rocha a reunião foi muito produtiva. “Acredito que alcançamos nosso objetivo. Tivemos um diálogo aberto com as representantes do Banco do Brasil, Judite e Ângela, que se comprometeram a participar da próxima reunião do CMDRS, no dia 5 de abril para prestar esclarecimentos aos produtores que necessitam do crédito para alavancar sua produção” comemorou o Secretário.

O Prefeito Deiró pontuou a importância do crédito para a economia do município. “A liberação desses recursos além de beneficiar muitos pequenos produtores, aquece a economia, gerando renda para o município. É nosso dever enquanto gestor estar atento a essas demandas” disse o Prefeito.
Com seriedade e transparência, o Governo Municipal soma forças a fim de proporcionar melhores condições de renda para a população, especialmente buscando formas de fomentar o Agronegócio, que é o principal impulsionador do desenvolvimento do município.

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio.