Combate ao Trabalho Infantil: Município Avança com Plano Estratégico

O dia 12 de junho foi instituído como a data mundial de combate ao trabalho infantil. Criado em 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é a principal política pública para erradicação do trabalho infantil vigente no país.

O Programa possui abrangência nacional e desenvolve-se de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil. Seu objetivo é contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos em situação de trabalho e, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta quarta-feira (12), o município está em plena ação. A equipe do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, está realizando diversas  ações  de abrangência intersetorial, dentre elas uma blitz de conscientização que aconteceu nessa tarde no centro da cidade.

Dentro do plano de trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do PETI, foi realizada a contratação de uma empresa especializada para a elaboração de um diagnóstico abrangente das crianças e adolescentes do município, além de ações de capacitação, mobilização urbana, e parcerias com a sociedade civil, passos fundamentais para entender a realidade local e direcionar as ações de forma eficaz.

Esses esforços refletem o compromisso do município em garantir um futuro digno para suas crianças e adolescentes, livre do trabalho infantil e com oportunidades de desenvolvimento pleno. Não proteger a infância é condenar o futuro!