Capacitação do Programa Justiça na Escola viabiliza aplicação do Proceve

Mais uma vez Patrocínio, recebeu Dr. Sérgio Harfouche, Procurador de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, para uma capacitação do Proceve - Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar, no âmbito do Programa Justiça na Escola.
A capacitação foi direcionada para os profissionais da educação, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a aplicação prática do Programa nas escolas, conforme determina a Lei 4.827/2016, onde ‘todos os estabelecimentos da rede pública e particular de ensino ficam obrigados a desenvolver atividades com fins educativos como penalidade posterior a advertência verbal ou escrita para se repararem danos causados ao ambiente das escolas da rede municipal de ensino’.
Com públicos distintos nas partes da manhã e tarde, a abertura de cada etapa contou com a participação dos parceiros do programa, que evidenciaram a importância da execução do Programa no município.
Em seu pronunciamento na parte da manhã, o Prefeito Deiró enalteceu o trabalho do idealizador do programa, o Juiz Dr. Serlon Silva Santos. “É muito valiosa para o município essa iniciativa do Juiz Dr. Serlon, que mostra comprometimento, ao tentar combater a raiz dos problemas em nossas escolas” ressaltou Deiró, reafirmando a parceria da Prefeitura nas ações do Programa.
Representando o Executivo no período da tarde, o Vice-Prefeito, Gustavo Brasileiro, lembrou sua experiência em sala de aula. “Como professor, posso afirmar que o Programa vem de encontro aos anseios de todos os profissionais da Educação, que tem a grande responsabilidade de transmitir conhecimento com excelência, e que muitas vezes tem seu trabalho prejudicado. Esse Programa tornará Patrocínio referência de ensino” afirmou o Vice-Prefeito.
Dr. Serlon Silva Santos agradeceu a disponibilidade do Procurador de Justiça Dr. Sérgio Harfouche e de sua assessora Rosângela em retornar ao município, e reforçou aos profissionais da educação de que o Judiciário oferece o respaldo, mas os grandes executores do Programa são os professores, supervisores e diretores, em parceira com a comunidade escolar.
Dentre as autoridades também participaram do evento, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Thiago Malagoli, os vereadores Professor Alexandre e Rogério Neles, o coordenador das Promotorias da Comarca de Patrocínio, Dr. Aloísio Cunha Soares Júnior, a Promotora da Infância e Juventude da Comarca, Dra. Monique Gonçalves Mosca, o Comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Jabes Andrade Campos, a Secretaria Municipal de Educação, Priscila Beatriz Borges Castro, representando a Superintendência Regional de Ensino, Fátima Abadia de Oliveira Lopes, dentre outros.

Asscom – Prefeitura Municipal de Patrocínio