Equipe de Saúde Bucal participa de eventos em Uberlândia

Na última quinta-feira (1º), Dr. Ronaldo Elias, coordenador da Saúde Bucal do Município e a dentista Dra. Rayane Cardoso Melo, estiveram em Uberlândia, no Campus da UFU, participando do 1º Fórum de Odontologia e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e do Encontro Regional de Representantes do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais.

Organizado pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Saúde em parceria com a UFU, o 1º Fórum de Odontologia e ISTs levantou a discussão sobre a questão de que muitas lesões bucais são infecções sexualmente transmissíveis. O evento contou com o patrocínio do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, da Uniodonto de Uberlândia e com apoio da FOUFU, Hospital das Clínicas de Uberlândia, FAEPU, Superintendência Regional de Saúde e Governo de Minas.

Durante o Fórum diversas palestras foram apresentadas, além de um panorama sobre a epidemiologia das ISTs (sífilis, HIV e hepatites), com destaque para a participação do cirurgião-dentista do Centro de Referência e Tratamento DST Aids de São Paulo, Dra. Décio Roberto Masini, que compartilhou sua experiência de atuação na infectologia. Houve também uma mesa-redonda multidisciplinar que abordou os estigmas do paciente com IST e as formas de diferenciar as doenças.

No mesmo dia, Dr. Ronaldo Elias também participou do Encontro Regional de Representantes do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, que contou com a presença do novo presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Dr. Alberto Magno Rocha Silva e do Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Juliano do Vale. No encontro foram discutidos sobre os avanços da odontologia preventiva, as novas tecnologias de trabalho e também sobre a valorização da classe.

“Através da atualização e troca de experiências com outros gestores, temos condições de definir estratégias que ampliem as condições do município de garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população” ressaltou Dr. Ronaldo sobre a participação nessas capacitações.

Asscom – Prefeitura Municipal de Patrocínio