Revitalizado, PROCON municipal faz balanço e apresenta novos projetos

Completamente renovado nesta administração, o PROCON de Patrocínio começa a colher os frutos do investimento.  Há quatro meses sob os cuidados do experiente superintendente Ricardo Balila, o órgão, além de realizar fiscalizações e palestras preventivas, já concluiu com sucesso mais de 1400 atendimentos.

Focado em atender cada vez melhor a população, o PROCON municipal foi totalmente reformulado em diversos pontos.  Além de ter sua sede melhorada, novos projetos foram postos em prática.  Palestras sobre o direito do consumidor, listas de preços de produtos, fiscalizações em postos de combustível, supermercados e bancos, são algumas das ações feitas.   “Meu grande objetivo é conseguir atender a todas as demandas, pois aí sei que o trabalho foi bem feito” diz o superintendente, que ainda agradece o apoio do governo municipal ao órgão “toda solicitação que fizemos foi atendida, o respaldo que a administração nos dá facilita bastante o trabalho”.

Entre os trabalhos já realizados destacam-se, as palestras preventivas realizadas pelo superintendente Ricardo Balila, na Acip/CDL, no IFTM e no SEBRAE. Quando foram esclarecidas as dúvidas mais comuns sobre os direitos do consumidor.  As fiscalizações nos postos de gasolina da cidade, com inclusive o acionamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo) para o apoio à fiscalização. E as listas de preços de diversos produtos (Materiais escolares, ovos de páscoa) nos estabelecimentos da cidade.

Ainda no intuito de melhorar o atendimento, o superintendente buscou se qualificar mais, por meio de um curso técnico de Defesa do Consumidor, e a participação no 1º Curso de Capacitação para Órgãos Públicos e Entidades Civis do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC).

Nos próximos meses ainda serão implementados mais dois novos projetos, o PROCON nos bancos, quando serão montadas barracas nas frentes dos estabelecimentos bancários da cidade para atender ali mesmo as demandas  dos correntistas. E o PROCON itinerante, que levará aos bairros os serviços prestados pelo órgão.

Outra grande conquista dessa nova fase do PROCON de Patrocínio, é a reativação do O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor na cidade. Também conhecido como SINDEC, o sistema é um programa que integra em rede as ações e informações da Defesa do Consumidor, instituindo uma base de dados nacional e estadual que disponibiliza informações e gráficos em tempo real e cria novos mecanismos para inclusão dos órgãos. O acesso a essas informações permite ao PROCON Municipal, melhorar o atendimento aos consumidores e fornecedores, fornecendo mais transparência às relações de consumo.

O PROCON se coloca a disposição através do telefone (34) 3839-1800, ramais 281 e 288 e do Plantão PROCON (34) 98852-2784, para ajudar o consumidor que se sentir lesado em qualquer relação de consumo que seja inclusive pela internet ou telefone.