Comad realiza ações alusivas ao Dia Mundial de Combate às Drogas

Na noite de ontem (19), na plenária da Câmara Municipal, foi realizada a abertura da Semana de Combate as Drogas realizada pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde para celebrar o Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado no dia 26 de junho.

“Através dos esforços de todos os conselheiros, conseguimos concretizar a realização da Semana. Em uma ação coletiva envolvendo órgãos públicos e sociedade civil, propomos mobilizar o público-alvo com ações de prevenção, de forma a atuar antes do problema” explicou o presidente do Comad, Ubiracy Reis, na abertura do evento.

O Vice-Prefeito Gustavo Brasileiro apresentou dados que comprovam que os custos com a prevenção são bem menores do que com o tratamento e combate, ressaltando a importância de atuar junto as causas nas famílias e escolas. “O Executivo se compromete a apoiar a luta contra as drogas, dando todas as condições para que as pessoas recebam tratamento digno, mas atuando junto aos órgãos de segurança pública na repressão do tráfico” afirmou.

Thiago Malagoli, Presidente da Câmara, em um pronunciamento emocionado,  ressaltou a importância das ações de apoio para que as pessoas tenham condições de deixar o vício e se reintegrar a sociedade.

O Secretário de Saúde Humberto Donizete Ferreira – Bebé agradeceu o trabalho dos membros do Comad que de forma voluntária atuam ativamente no combate às drogas, ressaltando que o problema é uma questão de saúde pública, e por isso recebe todo o amparo do Governo Municipal.

Em sua palestra Dr. Serlon falou sobre a importância das ações de prevenção, abordando sobre o avanço do Programa Justiça na Escola, e levando os presentes a uma importante reflexão de como cada um é responsável por essa luta do combate às drogas.

O depoimento de Ederson Damião de Oliveira e a apresentação de percussão dos jovens do Ciaap, através de uma parceria com o Projeto Renascença mostraram a importância do apoio as ações para reinserção social de pessoas em situação de dependência de álcool e outras drogas.

Ainda estão previstas a realização de diversas palestras em escolas, grupos de jovens, uma blitz educativa no dia 24 de junho e um fórum sobre o tema, que será realizado no IFTM, dia 4 de junho.

Também participaram do evento a vereadora Marcilene Jacinto, que indicou a criação do Comad, o vereador Rogério Neles, os Secretários Deley (Esportes e Lazer), Eliane Nunes (Cultura) e Alcides Dornelas (Segurança e Transporte), representando a Polícia Militar, Capitão Cyro, Ronaldo Oliveira, diretor do Ciaap, representantes das comunidades terapêuticas, servidores do RAPS – Rede de Atenção Psicossocial, dentre outros.