PROCON Municipal acompanha ANP em fiscalizações

Acontece desde a manha dessa segunda-feira (19), uma fiscalização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em todos os postos de combustível da cidade.  A inspeção foi uma solicitação do PROCON de Patrocínio, que já havia feito uma pré fiscalização anteriormente. Segundo o Superintendente do órgão, Ricardo Balila, a ação vai dar maior segurança ao consumidor da cidade, que conhecerá a qualidade do combustível e se as bombas estão entregando a mesma quantidade que dizem estar.

Acompanhando desde cedo a fiscalização, Ricardo Balila disse que o maior objetivo da ação é dar maior comodidade e respaldo ao consumidor de patrocínio “Estamos fiscalizando todos os postos da cidade para dar mais qualidade ao consumidor de Patrocínio” afirmou o Superintendente que ainda agradeceu o apoio recebido pelo Governo Municipal “Quando eu fui superintendente em 2008 eu não tinha esse respaldo da administração como estou tendo agora, principalmente por toda a estrutura fornecida a nossa equipe” contou.

Conduzindo o processo de fiscalização, o especialista em regulação da ANP, Diego Rebelo, conta que a inspeção busca verificar critérios de quantidade e qualidade e também fazer uma verificação de toda a documentação de outorga e documentações acessórias envolvida no processo de regulação dos postos de combustíveis.  "A gente verifica se os bicos abastecedores estão entregando a quantidade que ele informa na bomba e realizamos testes de campo dos combustíveis comercializados, como o percentual de etanol na gasolina, massa especifica no etanol hidratado e no diesel” explicou.  Além  dos testes também são feitas  analises nas informações de adesivos, que são importantes para que o consumidor tenha certeza de estar abastecendo em um posto confiável.

Dono de um dos postos vistoriados, o empresário Fausto Ribeiro diz que as presenças, tanto da ANP quanto do PROCON são muito importantes nos postos, porque todos têm um objetivo em comum, que é o de proporcionar aos clientes qualidade. “Para nós a presença tanto da ANP quanto do PROCON vem dar respaldo para a nossa atuação, de que a gente realmente está agindo dentro da lei de uma forma correta, que atenda  cliente com segurança e transparência” afirmou.