RAPS da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio lança o projeto Artitude

O Governo Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última quinta-feira (27) a abertura do Projeto Artitude. Com a participação de usuários e funcionários do CAPS II e CAPS AD III, além da coordenadora da RAPS e representante da Cia Máxima de Teatro.  A idealização do projeto se deu a partir da seleção do Ministério da Saúde para projetos de Reabilitação Psicossocial: fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares, trabalho, cultura e inclusão social da RAPS. No sábado (29) aconteceu a primeira das 12 oficinas programadas, que serão ministradas quinzenalmente pela Cia Máxima. Ao final do Projeto será realizado uma Roda de Conversa com os grupos de Teatro da Cidade a fim de troca de experiências e fortalecimento do grupo no campo cultural da cidade de Patrocínio e região, além de uma apresentação teatral fruto do projeto.

A RAPS de Patrocínio trabalha no sentido de promover o cuidado comunitário, reduzir a institucionalização, aumentar a independência, a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos portadores de sofrimento mental e usuários de álcool e outras drogas, a partir do pensamento voltado a garantia da liberdade e dos direitos humanos.

Através deste projeto serão trabalhadas as várias formas de expressão, desenvolvimento, educação e cultura, oportunizando vivências na área das Artes Cênicas. Os encontros de teatro promoverão a pesquisa do movimento corporal, a expressão vocal e rítmica, a investigação dos elementos que compõem o cenário, o figurino, a iluminação e a sonoplastia, bem como os vários tipos e gêneros pertinentes a produção teatral.

O Projeto foi construído com a certeza de que a Arteterapia é um caminho para o usuário buscar sua identidade como sujeito. A Cia. Máxima de Teatro é hoje reconhecida por seu trabalho tanto em âmbito municipal quanto regional e estadual. Contando hoje com 18 atores, a Cia. se apresenta em festivais e mostras teatrais locais e regionais realizando ainda espetáculos em palcos, praças, empresas e escolas. Nestas participações regionais têm obtido importantes premiações, trazendo para Patrocínio os primeiros lugares nas mais diversas categorias.