Governo Municipal viabiliza atendimento na cidade da Carreta Mama-móvel do Hospital do Câncer de Patrocínio

Com o objetivo de zerar a fila de espera das mamografias na rede municipal de saúde, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou uma parceria com o Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo e a instituição Américas Amigas, para a utilização da carreta mama-móvel da unidade. Os atendimentos começaram na manhã de hoje (8) e irão se entender até o mês de setembro, realizando em média cinquenta exames de mamografia por dia. A expectativa é de que além de zerar a fila de espera, que hoje chega a mais de 400 pessoas, sejam atendidas pelo menos 800 mulheres. O exame, que dura em média 10 minutos, pode ser agendado em qualquer unidade básica de saúde do município.

Para o secretário municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, a parceria com o Hospital do Câncer de Patrocínio, além de necessária, pois ira acabar com a fila, é benéfica para a própria instituição que sobrevive de doações “Nós vamos estar proporcionando receita para este hospital, haja visto que o Ministério da Saúde ira pagar todas as mamografias que a gente conseguir fazer aqui, tanto das mulheres que já estavam na fila quanto daquelas que procurarem, é uma parceria extremamente positiva tanto do lado da saúde quanto do lado social” disse o secretário que ainda disse que esse é somente um dos projetos que estão sendo realizados pelo Governo Municipal para zerar todas as filas de espera de exames, consultas e cirurgias da rede de saúde do município.

Muito feliz com a parceria, o presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Thiago Miranda, diz que a carreta que funciona a pouco mais de um ano, já realizou mais de oito mil mamografias nesse período, e que poder realizar esse serviço na cidade cede do Hospital é muito gratificante “Nós somos credenciados pelo Estado para atender 54 municípios, dos quais um desses é o nosso, nossa querida cidade, terra da matriz do hospital, e agora em parceria com a Secretaria de Saúde estamos aqui retirando da fila mulheres que há vários anos estão esperando” contou o presidente, que afirmou ainda que apesar de esperar que nenhum exame confirme a doença em nenhuma das mulheres atendidas, o Hospital do Câncer estará de portas abertas para acolhê-las.