Começa amanhã a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Patrocínio

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), promove a partir de amanhã (17) a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Patrocínio. Com o tema "Outros olhares sobre o Patrimônio Cultural" o objetivo da Jornada é despertar o olhar, o interesse e o engajamento da população para a preservação do patrimônio material e imaterial de Minas Gerais. Além de Patrocínio, onde as atividade seguem até 31 de agosto, mais de 640 cidades de todo o Estado também participarão da jornada.

A programação inclui exposições de arte e fotografia, atrações artísticas, palestras e a “rota patrimonial”, que serão visitas guiadas pelos bens tombados de patrocínio.  Segundo a secretária municipal de cultura, Eliane Nunes, “as atividades da 6º jornada do patrimônio cultural estão bem interessantes e promoverão, com certeza, o envolvimento da sociedade civil nas políticas de preservação do patrimônio cultural.” disse a secretária, que ainda contou que além disso o acontecimento é importante para a própria preservação do patrimônio  cultural, uma vez que as prefeituras que tiverem sua adesão à Jornada homologada e que comprovarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do CONEP terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e  suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.  O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.