Atividades da Jornada do Patrimônio Cultural movimenta escolas

Dando continuidade as atividades da Jornada do Patrimônio Cultural em Patrocínio, durante os próximos dias os alunos de diversas escolas do município realizarão visitas guiadas aos bens tombados e aos prédios históricos da cidade.

Essa atividade faz parte do projeto de educação patrimonial “Guardiões da Memória” que tem como objetivo desenvolver nos alunos o sentido de conservação e preservação do nosso patrimônio cultural.

Na última segunda-feira (21), os alunos da Escola Municipal Honorato Borges visitaram a Estação Ferroviária e a Praça Matriz.

Balanço dos encontros do Patrimônio Cultural Imaterial

Os Encontros dos diversos grupos que compõem o Patrimônio Cultural Imaterial movimentaram a Jornada. Na cerimônia de abertura, na quinta-feira (17), os professores do Conservatório Municipal de Música interpretaram músicas do saudoso compositor patrocinense Paulinho Machado.

Na sexta-feira (18) a esplanada do Museu recebeu as apresentações de causos e violas. A participação da Cia Borboletas do Aquário trouxe músicas e contos com alusão a língua kalunga, dialeto usado pelos escravos que viveram em Patrocínio. E os professores do Projeto Arte Viva fizeram uma apresentação de dança ao ritmo da catira.

No sábado (19) foi a vez das apresentações dos grupos de capoeira, e em seguida de três ternos de congado, que resgataram um pouco da riqueza cultural deixada pelos negros em Patrocínio.

Encerrando o fim de semana cultural, se apresentaram também na Esplanada dos Museus, ternos de folias de reis e a Corporação Musical Abel Ferreira.

Para Eliane Nunes, Secretária Municipal de Cultura, a Jornada em Patrocínio alcançou seus objetivos. “Conseguimos aproximar a população do nosso patrimônio material, através do conhecimento dos nossos bens tombados com a realização do concurso fotográfico, palestras e as visitas. E, além disso, conseguimos a valorização do patrimônio imaterial, fazendo com que os grupos se apropriem desse espaço da esplanada dos museus” afirmou.

Ainda segundo Eliane, o êxito dessas atividades além do fomento a cultura, aumentará a pontuação do ICMS Cultural do município, o que gerará recursos que poderão ser revertidos na preservação dos bens e em novas ações de incentivo a cultura.