Servidoras da Educação Municipal participam do Seminário Final da “Alfabetização em Foco” em Uberlândia

Nos dias 05 e 06 aconteceu no Anfiteatro do Bloco 3Q da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) o Seminário Final da “Alfabetização em Foco”. As servidoras da Secretaria Municipal de Educação Luciana Dolores, Sandra Araújo e Tacyana Nogueira estiveram presentes.

Na terça (5) houve uma Audiência Pública com o seguinte tema: Políticas e Projetos de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, para essa discussão estavam presentes diversos representantes da sociedade civil,professores (Célia Maria, Jakes Felix-Superintendente Regional de Ensino, Adriano Zago (Vereador) Professor Hélder - Pró Reitor de Extensão e Cultura da UFU, Professora Drª Sônia Maria dos Santos, Professora Marília Vilela, Professora Drª Andreia Demétrio Jorge.

No período da tarde houve a composição de uma mesa redonda com as professoras da UFU Drª Valeria Dias de Lacerda Resende e a Professora Núbia Guimarães Paiva e a Professora Rosana Torquete que discutiram o panorama da Educação Infantil e da Formação de seus professores. Logo em seguida, teve uma palestra ministrada pela Professora Paula Amaral Faria que apresentou o seguinte tema: Crianças e linguagens: escuta e reinvenção do cotidiano escolar.

No dia (06) pela manhã ocorreu a formação de uma outra mesa redonda que abordou sobre os saberes e fazeres da Educação Especial na escola das diferenças, que foi coordenado pela Professora Maria Isabel e Carla Barbosa Alves. No período da tarde aconteceu a roda de conversa, onde foi possível ouvir os participantes e demais parceiros para a execução desse programa.

As servidoras da SME ( Luciana, Sandra e Tacyana) disseram que foram dias de rico aprendizado e análise profunda do atual cenário educacional brasileiro, e que esse Seminário Final vai de encontro a proposta de planejamento de ações para a melhoria da alfabetização que tem como referência ajudar o aluno a superar obstáculos e progredir no seu processo de aprendizado.