Carreta da OdontoSec termina passagem por Patrocínio com mais atendimentos do que o previsto

Foi finalizado na ultima semana o atendimento da Unidade Móvel da OdontoSesc  em Patrocínio. A carreta da unidade, que estava estacionada na Praça Santa Luzia desde junho deste ano, diminuiu a fila de espera de pacientes odontológicos da rede municipal e ainda realizou procedimentos em pessoas que não estavam na fila. Segundo a própria unidade foram realizados 9252 procedimentos nas 2491 consultas realizadas no período. Para o Prefeito Deiró Marra, que recebeu a equipe da unidade na sala de reuniões do Gabinete na última quarta-feira (6) a parceria com o Sesc é sempre muito positiva, na oportunidade ele elogiou o apoio do presidente do Sindicato do Comércio de Patrocínio,  Wander Junior de Carvalho, braço do SESC na cidade, e solicitou a vinda de mais serviços oferecidos pelo Sistema para Patrocínio.

Humberto Donizete Ferreira, secretário municipal de Saúde viu a passagem da unidade móvel como um verdadeiro  marco para a saúde odontológica no município, uma vez que todas as demandas reprimidas foram atendidas “Essas parcerias são sempre muito importantes, haja vista que nós temos buscado esse tipo de parcerias em outros setores, fazemos isso de forma inteligente e com atitude,  justamente para conseguir resolver os problemas mesmo com a falta de dinheiro” disse o secretário de Saúde.

Segundo Ronaldo Elias, coordenador do Setor de Odontologia da Secretaria de Saúde, o trabalho foi realmente resolutivo e deu condição de melhorar a saúde bucal no município “Foi muito significativa para gente essa passagem da OdontoSesc, esse trabalho além de tratar a saúde bucal do paciente, restaura a autoestima das pessoas” contou o coordenador, que prometeu  empenho para trazer ainda nessa gestão a carreta mais uma vez a Patrocínio.

De acordo com a Supervisora de Serviços Sociais da OdontoSesc, Fernanda Gabriela de Faria os atendimentos em Patrocínio foram muito além do esperado, principalmente pelo apoio do Governo Municipal “foi uma parceria positiva, tivemos um retorno muito gratificante, principalmente porque nós fizemos um tratamento quase completo, mas acima de tudo nós buscamos deixar aos pacientes autonomia para que ele continue esse tratamento depois que nós formos embora” contou Fernanda.

Os seguintes procedimentos clínicos foram realizados durante os três meses de atendimento: Restaurações dentárias; Tratamento de canal de dentes anteriores;  Remoção de tártaro, limpeza e escovação supervisionada; Extrações dentárias; Radiografias para pacientes em tratamento; Identificação e encaminhamento de casos de patologias bucais e alterações bucais e sistêmicas para atendimento especializado.

O Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc Minas) é uma entidade voltada para o desenvolvimento de ações que contribuam para o bem-estar social do trabalhador do comércio de bens, serviços, turismo e seus dependentes, por meio da prestação de serviços de excelência nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e meio ambiente.

O serviço odontológico do Sesc adota um conjunto de ações básicas e educativas visando o equilíbrio da saúde bucal, com diagnóstico precoce e tratamento das doenças mais comuns: doenças cárie e periodontal. Além disso,  busca o desenvolvimento de autonomia do paciente e sua abordagem integral, valorizando a qualidade no atendimento oferecido.