Secretário de Saúde participa da elaboração do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências

Na última semana, nos dias 21 e 22 de outubro, aconteceu em Uberlândia uma reunião entre os gestores de saúde da região para discutir o plano de ação regional da rede de Atenção às Urgências que é a base da estruturação de todos os serviços de urgência, inclusive o SAMU. 

O Encontro contou com a participação efetiva de Gestores de Saúde e Gestores Hospitalares dos 27 municípios que compõem a Região Ampliada de Saúde Triângulo Norte. Patrocínio esteve representada pelo Secretário de Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé), Assessora Edilene de Araújo, Coordenadora de Atenção à Saúde Noilma Passos, Provedor da Santa Casa de Saúde de Patrocínio, José Carlos Dias, Superintendente Ana Lúcia de Castro, Enfermeira Anna Christina e Consultor Augusto Moura. 

A reunião realizada no formato de oficina de trabalho, foi organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia e Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, na qual o município de Patrocínio contribuiu também com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. 

Durante a oficina foi apresentado o diagnóstico dos serviços na região e apresentada proposta que dará suporte aos Gestores para pactuação dos serviços a serem implementados e implantados na região. Até o enceramento dos trabalhos no segundo dia de reunião ficou prevista a ampliação de 150 leitos hospitalares para atender à rede SUS em Patrocínio. 

Para o Secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, a pactuação dos serviços é de extrema importância. “Não mediremos esforços a favor da pactuação dos serviços, pois diante do grande crescimento de nossa cidade e região precisamos ampliar nossos atendimentos” afirmou Bebé. 

A Rede de Urgência e Emergência consiste no conjunto de serviços de saúde organizado, articulado e integrado com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral à população em situação de urgência e emergência de forma ágil e oportuna. São eles,  Portas Hospitalares, Leitos Clínicos de Retaguarda, UTIs,  UPAs, Unidades Básicas de Saúde, SAMU e Serviços de Atenção Domiciliares.