Programa Justiça na Escola divulga agenda de ações para semestre

Implantado no município desde 2014, o Programa Justiça na Escola está mudando a realidade educacional do município, resolvendo problemas crônicos através de ações que resgatam a autoridade dos pais, professores e profissionais da educação dentro do contexto educacional.

Conforme informa o idealizador do Programa, o Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos, para os próximos meses estão previstas a realização de mais dez palestras nas escolas que tem como objetivo conscientizar pais, alunos e também os professores sobre suas responsabilidades no processo educativo. A primeira delas já foi realizada na última terça-feira (3), na Escola Municipal Afrânio Amaral na comunidade de Macaúbas de Baixo.

Dr. Serlon anunciou ainda para esse mês a realização de mais uma etapa de capacitação dos profissionais das redes municipal e estadual de ensino para aplicação do Proceve - Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar. Nessa etapa, o tema será abordado pela 3ª Promotora de Justiça da Comarca de Patrocínio, Monique Mosca Gonçalves, e pela Assessora Jurídica Social do PROCEVE de Campo Grande, Rosangela Quintana Alfonso Gonzaga.

O Proceve atua dentro do âmbito do Programa Justiça na Escola e busca soluções conciliatórias entre alunos, pais e instituições escolares, respaldando a autoridade dos educadores em relação aos alunos, estabelecendo atividades com fins educativos como penalidade posterior a advertência verbal ou escrita para se repararem danos causados ao ambiente das escolas.

Desde o mês de agosto desse ano, o Proceve passou a contar com um núcleo na cidade, funcionando em uma sala do Fórum, com duas profissionais cedidas pelo Governo Municipal, a coordenadora Tamara Couto Duarte e a psicóloga Lílian Faria de Queiroz.