Secretaria de Educação reúne comunidade escolar para tratar de lei que insere "História e Cultura Afro Brasileira" no currículo oficial da rede de ensino

Na tarde dessa segunda (30) foi realizado um encontro de apresentação e discussão no que se refere à Lei 10.639/03 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade temática “História e Cultura Afro Brasileira”.

O Subsecretário de Educação Natanael Diniz agradeceu a presença de todos e fez a oração inicial e destacou a importância desse momento, pois numa sociedade que passa por sérios retrocessos esse debate faz-se muito necessário. Em seguida, o Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta agradeceu a disponibilidade da professora Revalina e demais parceiros em tratar dessa temática, pois qualquer tipo de preconceito deve ser evitado, afinal devemos promover a cultura do respeito.

A professora e presidente da CUFA (Central Única das Favelas) Revalina Aparecida e demais integrantes e as professoras do IFTM Cecília e Bianca, fizeram o uso da palavra e apresentaram aos diretores como essa lei pode ser trabalhada no ambiente escolar, e que as práticas educacionais devem ter um olhar sobre a diversidade.

Segundo Revalina Aparecida, nossa cidade tem tido esse debate, mas que é necessário muito mais, pois o racismo e outras ações discriminatórias acontecem diariamente, e que devemos promover uma ampla discussão e a inclusão não só do negro, mas de todos aqueles que têm seus direitos negados.

Os diretores escolares puderam experenciar uma tarde rica de conhecimento e análise, pois essa lei deve ser trabalhada não só na semana da Consciência Negra, mas que seja apresentada de forma contínua nas aulas.

Na terça dia 31 o encontro será com os Coordenadores dos Centros de Educação Infantil Municipal.