Lançada ontem a campanha Novembro Azul em Patrocínio

Anualmente, em todo o mundo, o mês de novembro é dedicado à conscientização do público sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens. Em Patrocínio, a campanha Novembro Azul foi lançada na tarde de ontem (16) no Auditório Geraldo Campos, com a presença do Prefeito Deiró Marra, do secretário de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, além de vereadores e servidores municipais da área da saúde.

Na abertura, o Prefeito lembrou a importância da prevenção e comentou sobre a participação da mulher, seja ela esposa, mãe ou filha, no apoio ao homem e incentivo à realização dos exames. “Quero pedir a cada uma de vocês, esposas, mães e filhas que estão aqui, vistam a camisa da saúde e nos ajudem, comecem na sua família, traga-os para a Rede, para que atinjamos o maior numero possível de homens, e conseguir essa conscientização, nós só vamos vencer essa batalha com uma única palavra, informação” concluiu.

O secretário de Saúde, Bebé, afirmou que tem a expectativa de que com a mobilização feita durante este mês, a preocupação do homem com a própria saúde se torne uma realidade durante os 12 meses do ano. Para ele, o preconceito e o desconhecimento que cercam a realização do exame de toque de próstata não devem superar os cuidados com a saúde do homem.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Thiago Malagoli, lembrou a importância da campanha que todos os anos ajuda tantas pessoas e garantiu todo o apoio da Câmara e seus vereadores em qualquer demanda da saúde do Município.

Após os pronunciamentos, a coordenadora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Noilma Passos fez uma apresentação sobre o câncer de próstata, e explicou que um dos focos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista. Somente o especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer de próstata. 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.