Semana da Consciência Negra traz Congado para as ruas da cidade

A última terça-feira (14), foi um dia histórico para os grupos de Moçambique, Congado e Catupé de Patrocínio. Pela primeira vez na história, eles fizeram um cortejo no centro da cidade, saindo da Praça Santa Luzia em direção a esplanada do Museu, cantando e louvando a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito durante todo o percurso pela Rua Governador Valares.

“Agradecemos ao Prefeito Deiró, a Secretaria de Cultura Eliane Nunes, que tem aberto as portas da Prefeitura para os pobres e humildes filhos de Maria, dando todo apoio, além de criar oportunidades para que a população conheça mais da nossa cultura. É um dia de muita alegria para todos nós” afirmou Luiz Ricardo Prado, integrante do grupo Catupé Flor de Maio, que é historiador e que abrilhantou a noite com uma palestra sobre o movimento.

Luiz Ricardo iniciou sua fala com um resgate da história do povo negro  ao recitar trechos do poema Navio Negreiro, que descreve a realidade de luta vivida durante a vinda para o Brasil. Segundo Luiz “aqui os negros construíram uma nova forma de viver, adaptando suas crenças ao que era permitido, e assim nas figuras de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário elevavam suas preces e lamentos a Deus”. Segundo o historiador, os primeiros indícios da presença do congado na região datam o ano de 1847. Atualmente Patrocínio conta com oito guardas.

Em seu pronunciamento a Secretária de Cultura Eliane Nunes, muita emocionada, reafirmou o compromisso com os movimentos culturais. “Contem sempre conosco para que esse movimento tão bonito seja sempre valorizado e reconhecido, pois faz parte da nossa história. Esse espaço é de vocês” afirmou a Secretária que acompanhou o cortejo durante toda a caminhada.

Após a palestra, todos os grupos fizeram uma breve apresentação, e em seguida a corte formada pela Rainha Perpetua Maria Abadia Vieira, Rei Perpetuo Geraldo Arcanjo de Freitas, Rei Mor Divino Martins, Rainha Conga Abadia Luzia e Rei Congo Itamar Cândido Rosa se posicionaram junto aos grupos para uma foto história em frente o Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira.