Educação Municipal realiza formação do PNAIC

Na noite de terça-feira (5) aconteceu nas dependências do Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos mais uma ação formativa do PNAIC.

Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. Sendo assim o município conta com uma coordenação regional que é realizada pela Analista Educacional Karla Isaac da SER  e pela Coordenadora local Luciana Dolores da SME.

As formadoras locais são divididas em etapas: Ciclo de Alfabetização: Tacyana Nogueira e Thaís de Almeida Gomes. Na educação infantil por Cristina Cordoval, Débora Rocha, Lays Cristine Santos Oliveira, Patrícia Resende Alves.

Mais de 140 professores foram convidados a participar do PNAIC, nesse ano a formação está sendo baseada no material “Leitura e Escrita na Educação Infantil” produzido pela UFMG.

O Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta esteve presente na abertura da formação e destacou a importância desse momento, pois a formação é essencial para a realização de novas práticas que visam melhorar o processo de aprendizagem, tanto dos alunos que são o alvo do pacto, mas dos próprios professores que necessitam dessa intervenção, para avaliar e propor novos métodos. O secretário parabenizou as professoras pela presença, pois depois de um dia cansativo, estavam atentas para aprender mais e aprimorar os seus conhecimentos.