Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial realiza visita técnica em Belo Horizonte

Na última quinta-feira (15), a Coordenadora Municipal da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Lívia Carla Queiroz da Silva, realizou uma visita técnica aos Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) em Belo Horizonte.

Segundo a coordenadora, o objetivo da visita foi verificar o trabalho realizado nos centros de referência da capital, a fim de aprimorar o atendimento em Patrocínio, já que o mesmo tem sido considerado pela Gerência de Uberlândia referência para região. “É muito importante conhecer o trabalho realizado em um Centro de Referência em Saúde Mental como o de Belo Horizonte para levar essa realidade aos nossos profissionais aperfeiçoando nossas ações em prol de um atendimento humanizado e com excelência” ressaltou.

A visita ao CERSAM Adulto foi acompanhada pela gestora do serviço Márcia Cristina Domingues. O Centro atende em média 100 pacientes por dia e funciona em regime de plantão 24 horas e com hospitalidade noturna de 8 leitos.

No CERSAMI, que é voltado ao público infantil, a visita foi acompanhada pelo gerente de serviço Wellington Tibúrcio, na qual a coordenadora teve a oportunidade de participar de uma oficina de música. Essa unidade também funciona em regime de plantão, além de atender crianças e adolescentes com transtornos mentais devido ao uso de álcool e drogas.

Nos CERSAMs, o tratamento busca a estabilização do quadro clínico, a reconstrução da vida pessoal, o suporte necessário aos familiares, o convívio e a reinserção social. Oferece os atendimentos próprios a cada caso, com a presença constante de equipe multiprofissional, oficinas e atividades de cultura e lazer.