Pequenos produtores serão beneficiados com gesso agrícola

Segundo informações do Secretário Municipal de Agricultura Odirlei Magalhães, por determinação do Governo Municipal, estão sendo feitos os preparativos para a distribuição de 10 mil toneladas de gesso agrícola para correção do solo, principalmente dos pequenos e médios produtores, associados a conselhos e associações rurais do município. O produto já foi doado pela Mosaic Fertilizantes, unidade de Uberaba e a distribuição devem ser feita a partir de junho próximo, gratuitamente, inclusive com subsídio do frete até as 38 comunidades rurais.

Para Odirlei Magalhães, mais de mil produtores rurais deverão ser beneficiados com a medida. “As analises de solo já estão sendo realizadas pelos produtores e depois de iniciada a entrega, o trabalho deve ser concluído dentro de 90 dias”, avalia o Secretário de Agricultura.

Correção do solo

O gesso é um resíduo obtido durante a produção do fertilizante superfosfato simples, em que a rocha fosfatada reage com ácido sulfúrico resultando no fertilizante e no seu resíduo sulfato de cálcio (gesso). É uma fonte mais solúvel que o calcário e não promove a neutralização da acidez do solo. A sua aplicação no solo visa fornecer cálcio e enxofre melhorando o ambiente de sub-superfície do solo.

O gesso agrícola desenvolve um maior e melhor desenvolvimento do sistema radicular dos vegetais, propiciando condições para que as raízes absorvam nutrientes e água nas camadas mais profundas do solo, ou seja, aumenta a exploração das raízes, diminuindo consequentemente o estresse hídrico em veranicos.

A utilização do gesso agrícola tem proporcionado grande aumento em produtividade. Esses aumentos são atribuídos principalmente ao melhor desenvolvimento do sistema radicular, o que propicia uma melhora na absorção de água e nutrientes, como mencionado anteriormente.

ASCOM/Prefeitura Municipal de Patrocínio – União e Trabalho