CAIC e Escola Estadual Ormy Amaral são vencedoras do Concurso Artístico de Combate às Drogas

Na noite de ontem (9), foi realizada no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas do UNICERP, a final do 1ª Concurso Artístico de Combate as Drogas realizado pelo Ministério Público da Comarca de Patrocínio em parceria com o Governo Municipal, através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, a Superintendência Regional de Ensino e o Proceve – Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e Violência Escolar.

Participaram da grande final representantes de 12 escolas, sendo três da categoria 1 para o Ensino Médio e nove da categoria 2 para os anos finais do Ensino Fundamental. As apresentações, de altíssima qualidade, deram muito trabalho ao júri formado pela 3º Promotora, Dra. Carolina Frare Lameirinha, o Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude, Dr. Serlon Silva Santos, o Secretário Municipal de Educação, Emerson Caixeta, a coordenadora do Proceve, Tamara Couto Duarte, Ricardo Antônio Aguiar de Arruda, do Projeto Renascença, e Vânia Cristina Borges, Diretora de Cultura da ACIP/ CDL.

Na categoria I venceu a Escola Estadual Ormy Araújo Amaral com um rap que teve até coreografia entre os alunos. Como prêmio foram sorteadas entre os cinco integrantes do grupo bolsas de estudo integrais de Ensino Superior, oferecido pelo UNICERP, língua estrangeira oferecido pelo Icbeu e Wizard, informática e auxiliar administrativo pela People.

Em seguida houve a premiação da categoria II que teve como vencedora a Escola Municipal Maria Isabel de Queiroz Alves (CAIC), com uma peça teatral, que emocionou jurados e público ao misturar ficção e realidade. Foi sorteada entre os integrantes uma bolsa de estudos na Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco e os demais receberam um vale compras no valor de 200 reais da HT Calçados. Além disso, todos irão desfrutar de um jantar oferecido pelo Restaurante Traíras File acompanhados pelo professor da turma.

Os alunos das demais escolas participantes receberam uma caixa de som Bluetooth. Além disso, todas as escolas e alunos receberam um certificado de participação em agradecimento ao envolvimento no Concurso que teve como objetivo conscientizar os alunos sobre o prejuízo causado pelo consumo de drogas, visto que seu uso na adolescência é umas das principais causas da evasão escolar, da indisciplina e do aumento da violência no município.

O Secretário de Educação, Emerson Caixeta, representou o Prefeito no evento, e em seu pronunciamento destacou a importância do trabalho que está sendo realizado nas escolas por meio do Justiça na Escola e do Proceve. “Sabemos o quanto essa aproximação com o Judiciário e o Ministério Público tem facilitado o trabalho em nossas escolas, e por essa razão, o Prefeito Deiró Marra tem dado total apoio para execução desses programas”, ressaltou o secretário.

A Promotora de Justiça, Dra. Carolina Frare Lameirinha, se emocionou durante as apresentações. Em seu pronunciamento agradeceu a dedicação dos alunos, professores e da direção das escolas no concurso, bem como o envolvimento dos parceiros que resultaram no êxito dessa ação. Dra. Caroline ainda agradeceu o trabalho de Dra. Monique Mosca Gonçalves, promotora que a antecedeu, e da equipe do Proceve, em especial da Coordenadora Tamara, que acompanhou as apresentações em todas as escolas. Ainda segundo a promotora, a intenção é de que esse concurso seja realizado todos os anos.

Também prestigiaram o evento, o Comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Jabes Andrade Campos, o 4º Promotor de Justiça, Dr. Aloísio Cunha Soares Júnior, o Presidente da FUNCECP, Humberto Casagrande, o Presidente da ACIP, Aldo Cândido Roriz Júnior, representantes das empresas e instituições parceiras e comunidade escolar.