Barracas de apoio atenderam mais de 12 mil romeiros

Segundo levantamentos realizados por servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Segurança, Trânsito e Transportes e Obras Públicas até esse último final de semana, as duas barracas de apoio instaladas ao longo da BR-365, já atenderam cerca de 12 mil romeiros que se deslocam a pé até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria.

O atendimento aos romeiros tanto de Patrocínio e de outros municípios da região foi iniciado oficialmente no último dia 02, uma quinta-feira e termina oficialmente no final da tarde dessa terça-feira dia 14, antes do feriado religioso dessa quarta-feira, dia 15 de agosto.  As barracas foram instaladas na BR-365, sendo a primeira na comunidade dos Lebres antes do Posto Bagajão e a outra a 10 quilômetros após o Distrito de Celso Bueno. Em cada uma das barracas foram colocadas 25 camas, banheiros químicos, gerador de energia, para o funcionamento de congeladores e geladeiras para conservação de alimentos, água potável, medicamentos, ambulância e enfermeiros.

Segundo informou o Pastor Isac Luiz, titular da pasta do Desenvolvimento Social, “O Governo Municipal adquiriu 50 colchões novos, travesseiros e demais roupas de cama, e estamos oferecendo alimentação, banho com água quente, café, leite e chá além do pão feito na Padaria Municipal todos os dias”, afirmou.

Foram disponibilizados 12 servidores da Prefeitura e mais de 140 voluntários ligados as Paróquias São Damião de Molokai, Nossa Senhora do Patrocínio e São José, que se revezam no trabalho. A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes também participa do evento com agentes e viaturas, além dos jovens do TG-04-020 que auxiliam em dar maior segurança no trânsito nas proximidades onde foram instaladas as barracas.

Segundo Cássio Amaral, um dos coordenadores do trabalho realizado de apoio aos romeiros, “felizmente até o momento não foi registrada nenhuma intercorrência de saúde com maior gravidade, a não ser alguns desgaste e exaustão devido a caminhada”, informou. Cássio acredita que o número de atendidos esse ano possa ser maior do que o ano anterior, chegando próximo dos 15 mil romeiros atendidos.

ASCOM/PMP – União e Trabalho