Secretaria de Agricultura recebe doação de sementes

Secretaria Municipal de Agricultura de Patrocínio recebeu nessa quarta-feira (19) de 29 novas especiais de plantas para serem cultivadas no Viveiro Municipal. A iniciativa de doação do material foi de Cleyton Oliveira, coordenador do núcleo Instituto Estadual de Floresta de Patrocínio (IEF) e Irineu Caixeta coordenador de fomento do mesmo Instituto em Patos de Minas.

O titular da pasta odirlei Magalhães, salientou que a parceria com o IEF, “é indispensável para o bom funcionamento do viveiro municipal e agradeceu o empenho dos profissionais que atenderam prontamente a demanda da Secretaria de Agricultura de Patrocínio”, informou. Adiantou também que permanentemente a Secretaria recebe doações voluntárias de sementes e que, o produtor interessado em obter determinada semente ou muda, deve entrar em contato com o Viveiro Municipal, ligando para o telefone 3839-1800 ramal 269.

Plantas medicinais

Termina nessa sexta-feira (21), a segunda etapa do curso de capacitação sobre processamento de plantas medicinais, para a produção de fitoterápicos. O curso, realizado desde o dia 17 na cozinha da Arena Cerrado foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR. Estão concluindo o treinamento especial 13 alunos da zona urbana e rural, quando todos receberão o certificado de participação.

O Secretário de Agricultura Odirlei Magalhães, disse que: “Aproveitando a experiência e técnica do SENAR, conseguimos trazer para Patrocínio esse importante curso sobre a identificação e produção de plantas medicinais, e agora nessa segunda etapa, partimos para a produção dos fitoterápicos a partir dessas plantas, quando utilizamos a cozinha industrial da Arena Cerrado que nos foi gentilmente cedida pelo Sindicato Rural de Patrocínio”, destacou.

Avicultura Básica

Com o objetivo de capacitar o produtor e trabalhador rural com técnicas adequadas na criação de galinhas caipiras, contribuindo com uma maior produção de ovos e carne, também está sendo encerrado nessa sexta-feira dia 21, o curso de avicultura básica, gratuitamente à 13 alunos da zona rural e urbana além de um servidor do Viveiro Municipal de Mudas.

“A criação de galinhas além de constituir uma fonte de alimento saboroso e de alta qualidade protéica, também gera um produto de fácil comercialização, devido à grande procura pelos apreciadores dessa ave em qualquer época do ano. Esse fato influencia positivamente na manutenção alimentar e geração de renda”, adiantou Odirlei Magalhães, informando que um novo curso nesse sentido será oficialmente aberto na próxima segunda-feira dia 24, com termino previsto para o dia 28.

Conteúdo do curso contou com aspectos como acordo de convivência; higiene pessoal, ambiente, equipamentos; educação ambiental; histórico e importância da exploração avícola; tipos de criação e raças; noções sobre sistema de produção; instalações e equipamentos; manejo na criação; vacinação; vermifugação e avaliação individual entre outras praticas. Todos os participantes recebem almoço e lanche gratuitamente além de certificado de conclusão do curso.

ASCOM/PMP – União e Trabalho