Governo Municipal promove capacitação sobre doença pulmonar obstrutiva crônica

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Laboratório Boehringer, finalizou no final da tarde de hoje (21) uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas e Médicos sobre sinais e sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), também conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica.

Conduzido pela representante da companhia farmacêutica Boheringer, Cristiane Oliveira, a capacitação tem como propósito realizar a busca ativa de pacientes na comunidade por meio do reconhecimento dos sinais clínicos sugestivos de DPOC e encaminha-los para realização do exame de espirometria, que identifica alterações na função dos pulmões. Os usuários diagnosticados com espirometria alterada serão encaminhados para atendimento pelo pneumologista para os encaminhamentos necessários.

DPOC

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é uma doença prevenível e tratável, caracterizada pela obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos.  A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.

O quadro é perigoso porque, além do potencial para interromper a respiração de vez, diminui a circulação de oxigênio no sangue e dispara substâncias inflamatórias pelo corpo todo. O risco de infarto e AVC dobra. Os portadores podem ainda sofrer com fraqueza muscular, raciocínio prejudicado e até ficarem mais sujeitos à depressão.