Coordenador explica oferecimento de vagas no Sine

O Coordenador do Sine Regional de Patrocínio Cássio Amaral, explica que a unidade não é responsável pela admissão dos candidatos, mas sim pela ligação entre o público e as empresas. E assim, é o responsável pela intermediação de mão de obra reduzindo o tempo de espera e o equilíbrio de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

Ao chegar à unidade, cada uma das oportunidades de emprego oferecidas possui exigências inerentes a cada uma das centenas e até milhares de vagas oferecidas pelo mercado, o que determina um cruzamento do perfil das vagas oferecidas e captadas, com o perfil dos trabalhadores cadastrados.

Após a identificação dos candidatos com o perfil para cada uma das vagas, o SINE Regional de Patrocínio promove a convocação e o encaminhamento dos candidatos para a entrevista e realiza o registro do resultado do encaminhamento.  A prestação desse serviço de intermediação de mão-de-obra implica na administração das vagas, a partir do momento do oferecimento até seu preenchimento, ou, eventualmente, até a extinção do prazo definido pelas empresas para essa seleção.

Cássio Amaral garante que todas as etapas obedecem às determinações da Secretaria Nacional do Trabalho e todas as informações são lançadas no Sistema Nacional de Emprego. O Coordenador esclarece ainda que, “é necessário compreender as informações sobre as vagas, assim como a quantidade de encaminhamentos e critério de escolha de cada uma das empresas que oferece o emprego para assim efetuar o processo de seleção. As vagas ficam disponíveis até o limite de encaminhamentos ou ainda, até o momento da contratação”, explica Cássio Amaral.

ASCOM/PMP/ Foto Ilustração