Entidade oferece curso pré-ENEM gratuito

Criada oficialmente no início desse ano, a Associação "Aprumar", formada em sua maioria por educadores voluntários sem fins lucrativos de Patrocínio e, que tem como objetivo transformar a sociedade através da educação e do voluntariado. “Sentimos que precisávamos fazer algo pela juventude patrocinense para diminuir a distância entre Ensino Médio e Ensino Superior atendendo a população de baixa renda. Acreditamos que a transformação social se dá pela educação e o cursinho de preparação para o Enem dará essa oportunidade”, explica as integrantes da Aprumar. O trabalho é mantido por diversos profissionais voluntários que acreditam na educação como direito de todos e fator transformador de realidades.

Primeiras ações

A primeira ação da entidade é a oferta do Cursinho Gratuito Pré-ENEM denominado “Ismene Mendes”, voltado para alunos de baixa renda do município de Patrocínio. A Associação Aprumar informa que, de 12 de abril a 26 de abril do corrente ano, estarão abertas as inscrições, exclusivamente via Internet, para o Processo Seletivo do Curso “Ismene Mendes”, preparatório para o ENEM, que ocorrerá no ano letivo de 2019. O Processo Seletivo e a matrícula dos candidatos aprovados serão regidos nas determinações de edital que pode ser encontrado no endereço eletrônico www.cursinhoismenemend.wixsite.com/cursinho.

Obrigações

O candidato tem que se enquadrar na faixa de uma renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de 1,5 salário mínimo; Ter cursado em escola pública municipal ou estadual o primeiro e segundo ano do ensino médio ou equivalente e ainda estar cursando em 2019 ou ter cursado o terceiro ano do ensino médio em escola pública municipal ou estadual ou equivalente, ou ter sido bolsista integral em escola particular. O Exame Especial na Banca permanente de avaliação, realizados em um Centro de Educação Continuada (CESEC); O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); O certificado obtido por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) até a edição de 2016; A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e outros certificados não especificados no Edital serão avaliados e julgados pela Comissão do Processo Seletivo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet. O Formulário de Inscrição estará disponível durante o período de inscrições na página eletrônica do Curso pré-ENEM Ismene Mendes–www.cursinhoismenemend.wixsite.com/cursinho- e neste link, não havendo qualquer outro meio de inscrição, ressalta a direção da “Aprumar”.

ASCOM/PMP/ Luiz Cabral/Foto Divulgação