CMAEE promove importante capacitação sobre os desafios da educação inclusiva

A Secretaria Municipal de Educação atenta aos desafios da educação inclusiva promoveu na tarde de sexta (24) no Auditório Geraldo Campos uma importante capacitação intitulada : “Conhecendo para atuar” realizada pelos profissionais do CMAEE.
A abertura foi feita pelo Coordenador de Planejamento e Gestão da Educação Natanael Diniz que agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância de saber cada vez mais os temas que envolvem a educação inclusiva.

A Secretária Municipal de Educação Priscila Beatriz parabenizou toda a equipe do CMAEE e disse que estamos no caminho certo, atentos às demandas que a educação inclusiva apresenta.
A capacitação foi organizada pela diretora do CMAEE Maria Goreti da Silva que elaborou um guia de orientação para tratar os diversos assuntos inerentes à educação inclusiva. Nessa capacitação estavam presentes os professores de apoio, professores recuperadores, vice-diretores e supervisores.

As psicólogas do CMAEE Érika e Vânia apresentaram algumas informações essenciais para que os profissionais possam trabalhar de forma mais plena toda a dinâmica que envolve o cuidado as crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de apoio especializado. Durante sua fala, as psicólogas afirmaram que toda criança aprende, o que é sempre necessário é descobrir o estilo cognitivo de cada aluno. Citou ainda vários posicionamentos teóricos que evidenciam que não existe cérebro que não aprende, e por isso todo professor deve ter esse olhar atento às crianças que necessitam dessa ajuda.

A professora Maria Aparecida Belarmino fez uso da palavra e apresentou todas as possibilidades pedagógicas que podem ser trabalhadas dentro do âmbito da educação inclusiva, e das habilidades que devem ter para atingir as metas ainda não consolidadas.

O CMAEE é o Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado que atende crianças matriculadas na rede pública de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, que apresentam dificuldade de aprendizagem e transtorno global de desenvolvimento. Essa capacitação foi de suma importância e no final todos os presentes receberam um guia de orientação de apoio educacional especializado para o melhor atendimento nas escolas.

ASSCOM - Prefeitura Municipal de Patrocínio