CDC de São João da Serra Negra realiza Audiência Pública

Na noite de ontem (25), durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de São João da Serra Negra foi realizada uma Audiência Pública promovida pelo CDC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, Câmara e Prefeitura Municipal.
O vereador Joel de Carvalho apresentou para discussão assuntos referentes a ampliação e melhorias do cemitério do distrito e a possível transferência da creche para o prédio onde funcionava o destacamento da Polícia Militar.
Para ampliação e melhorias no cemitério, o Assessor de Urbanismo, Diogo Mendes, apresentou dois diferentes projetos. O projeto aprovado pela comunidade prevê áreas de 3875,65 m² para ampliação do cemitério, 1136,84 m² para construção de uma praça, a área de 4260,52 para venda de 10 lotes comerciais e 80 vagas para estacionamento.
Na oportunidade, Diogo parabenizou os moradores pela união e participação, e ao vereador Joel, por tão bem representar e defender os interesses da comunidade. “Essa iniciativa é importante para legitimar as ações do poder público, pois os cidadãos têm direito de participar das decisões que vão afetá-los diretamente” ponderou.
Em um segundo momento, depois de algumas indicações de moradores para que o Centro de Educação Infantil fosse transferido para a sede do destacamento policial, o vereador Joel explicou que não existe a possibilidade, por vários fatores, dentre eles de que o terreno e toda estrutura do destacamento policial pertencem ao estado, e não ao município, e que embora os policiais não estejam trabalhando no distrito, o fato deles morarem no local, já trás sensação de segurança.
A Secretária de Educação, Priscila Beatriz Borges de Castro, apresentou duas possibilidades para construção da sede própria do Centro de Educação Infantil. A primeira seria a construção da Unidade através de convênios com o Governo Federal - Proinfância. Possibilidade essa que será proposta com a inserção no PAR, Plano de Ação Articulada em 2017. Outra possibilidade seria a construção com recursos da Prefeitura Municipal. Ponderou que as unidades a serem construídas são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.
A comunidade, então, sugeriu que os representantes legais da comunidade façam gestões junto ao Poder Executivo para criação de um projeto de adaptação do barracão do produtor rural, visto que não está sendo utilizado e por se tratar do único terreno público municipal disponível com condições para adequação da sede própria do Centro de Educação Infantil.
O vereador Joel, ainda comunicou que, a partir de 1º de junho, a ambulância estará a disposição da Unidade de Saúde, com todas as despesas de manutenção, combustível e contratação de um motorista residente na comunidade sob a responsabilidade da Prefeitura.
A comunidade, agradeceu ao Prefeito Deiró e a equipe pelas ações em prol do Distrito, especialmente a Secretaria Municipal de Obras pela limpeza e retirada do lixo do terreno público próximo ao cemitério.
Também participaram da Audiência o Secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Alcides Dornelas, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Rubens Rocha Machado, e o Assessor de Gabinete, Marcos Brasileiro, o Presidente do CDC, Israel Pinheiro da Silva, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Odirlei José de Magalhães e a Rádio Comunitária Serra Negra FM.

Asscom – Prefeitura Municipal de Patrocínio