Professora de arquitetura do UNICERP é a favor da construção do calçadão na Praça Santa Luzia

Em entrevista a imprensa, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICERP, Giovanna Merlli defendeu o projeto de lei que visa à construção de um calçadão único na Praça Santa Luzia, o que implica no fechamento do trânsito de veículos na Avenida Rui Barbosa, entre as ruas Coronel João Cândido e Elmiro Alves.

Para a professora de arquitetura, o ponto alto do projeto é a integração social. Durante muito tempo os veículos eram priorizados, criando-se ruas com várias faixas de rolamento, inúmeras vagas de estacionamento, sinalização própria entre outras coisas. Hoje a tendência é valorizar as pessoas, não seus veículos.  

Ao falar da devolução do espaço físico as pessoas, Geovanna explica: “Os estudiosos do mundo todo chegam cada vez mais à conclusão que os carros são elementos que impedem as pessoas de se apropriar de espaços públicos, então quando você os retira de espaços chave, isso devolve a cidade para as pessoas e isso revitaliza mesmo a área”.

 

Mudança positiva para o comércio

Com mais espaço voltado para as pessoas, o comércio local deve melhorar, conforme aconteceu em todas as cidades que optaram pelo fechamento, desde Nova York nos Estados Unidos, à Caldas Novas em Goiás. Neste sentido é que Giovanna reitera citando o exemplo da Times Square em Nova York: “Nos início dos anos 90 ela foi fechada e essa era a grande preocupação do comércio local. Mas, no primeiro dia de fechamento da Time Square, se mostrou completamente ao contrário. E o dados que a população foi cada vez mais ao local e hoje em dia a Times Square é o que é”.

Conforme a sociedade vai se movimentando tudo indica que a criação do Calçadão tem caído no gosto dos patrocinenses, à medida que cada vez mais setores têm se mobilizado a favor do projeto. Isso tudo acontecendo aos moldes de outras cidades do Brasil e do mundo que optaram por priorizar as pessoas no lugar de seus carros.