Realizada em Patrocínio a edição do Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro

Aconteceu em Patrocínio no último final de semana (21,22 e 23) a 3ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro.  O evento, que foi organizado pelo Núcleo de Bares e Restaurantes de Patrocínio, teve como parceiros, o Governo Municipal, ACIP/CDL, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Sindcomércio, Circuito Turístico Caminhos do Cerrado, SEBRAE, Sesc e Senac. Durante os três dias, foram realizados cursos, palestras, degustação de pratos e bebidas, além de apresentações de dança, teatro, literatura e shows musicais. No sábado (22), o vice-prefeito municipal Gustavo Brasileiro e o presidente do Circuito Turístico Caminhos do Cerrado, Luiz Eduardo Salomão, além de outros representantes das entidades apoiadoras, foram homenageados em agradecimento ao apoio recebido.

Na grande estrutura, que foi montada no Espaço Cultural Municipal Joaquim Constantino Neto, 12 bares e restaurantes da cidade puderam cada um mostrar dois pratos, que foram criados especialmente para o evento e vendidos por um preço único de R$ 20. Participaram do evento os estabelecimentos: Bar do Marruco; Canellone de Ouro; Nhac; Gálatas Restaurante; Restaurante Jamaica Buffet;  Döner Kebab; Traíra’s; Maximu’s Sorvetes; Bar do Paulo; Panela de Barro; Doidão Churrascaria e Trópicus Hamburgueria. Além dos restaurantes, oficinas e degustações também aconteceram durante todo evento, algumas na cozinha itinerante da Carreta Senac, e outras no espaço criado pela organização. Foram oferecidas oficinas de várias especialidades culinárias e degustações de vinhos e cervejas.

As 10 atrações musicais que se apresentaram nos três dias de festival, foram do rock ao choro, levando musica de qualidade para todos os gostos. No primeiro dia o projeto Minas ao Luar iniciou a festa, que se seguiu com a Orquestra Mineira de Rock. No sábado foi a vez da banda Rockafellas mostrar seu som, e durante o dia ainda se apresentaram Viola Cabocla, InstruProject, Preta Jey, Thats All Folk e Acustika. Domingo, ultimo dia de evento as apresentações começaram com Kamanos do Choro, seguidas por Fusca Blue e BR 365. Além das apresentações musicais o publico também pode conferir apresentações de dança, com o Studio Angélica Fonseca, espetáculo de teatro e Cordel é Literatura.

Para Ricardo Ferreira, que esteve no evento nos dois primeiros dias, a iniciativa é louvável. “Patrocínio carece de eventos desse porte. O Festival movimenta a cidade e valoriza os restaurantes e bares locais. Além disso, a diversidade musical também é fator importante, pois agrada os diferentes públicos. Só tenho que parabenizar os organizadores” afirmou Ricardo, que espera que novos eventos desse nível sejam realizados.