Inaugurada a ponte Amado Afonso da Silva na comunidade do Buqueirão

Empenhado em atender as demandas dos produtores rurais, o Governo Municipal inaugurou na manhã de hoje (5) a ponte Amado Afonso da Silva, sobre o Córrego da Roça, na comunidade do Buqueirão. A construção foi um pedido da comunidade, que há muito tempo sofria com a precária passagem que havia no lugar, que não permitia o escoamento da produção da região. A nova ponte leva o nome do saudoso Amado “Côrtes”, fazendeiro que viveu a maior parte de sua vida na região, e é uma justa homenagem à família pelo grande exemplo que ele deixou para a comunidade.

Durante a solenidade, o prefeito Deiró Marra, enalteceu o trabalho de todos responsáveis pela construção da estrutura. Além da nova ponte, toda a estrada de acesso à comunidade foi recuperada. Durante seu discurso, Deiró lembrou do compromisso do Governo Municipal em melhorar o acesso às comunidades, e contou que os problemas encontrados com licenças ambientais ainda no começo da construção foram contornados e significaram um grande aprendizado para o Governo “Essa sem dúvida é a ponte com mais autorizações e licenças que nós temos, foi a partir dela que fizemos toda a reestruturação da Secretaria de Meio Ambiente, que hoje é a única do Estado permitida a dar licenças ambientais” disse o prefeito, que ainda elogiou o homenageado Amado Afonso da Silva, que segundo ele deve sempre ser lembrado e celebrado como um dos grandes homens que ajudaram a construir o município.

Jorge Marra, secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, se disse muito feliz em poder inaugurar a ponte, que precisou ser totalmente reconstruída, e que vai trazer tanto benefício para a comunidade “Antes dessa ponte, não passava nada por aí, agora já estão passando carretas, com 20, 30 toneladas, vocês não imaginam o quanto isso vai ajudar os produtores aqui da região” contou em lágrimas o secretário, que afirmou ainda que espera prestar esse tipo de serviço para todas as comunidades do município nos próximos anos.

Emocionado, Sebastião Guimarães Cortes, neto do homenageado, agradeceu em nome da família a lembrança a seu avô, que foi um dos primeiros moradores da região e precursor da construção das estradas da região “Não tem como não ir as lágrimas ao lembrar do Vô Amado, ele era um grande homem, trabalhador, que sempre lutou pelo Buqueirão, aqui nasceu meu pai, meus tios e alguns dos meus irmãos, essa homenagem representa muito para gente” contou Sebastião.

Representando os produtores da região, o professor Amir Nunes, elogiou a atitude do Governo Municipal em olhar para o homem do campo “Há mais de 30 anos que não se via tanto trabalho nas estradas rurais de Patrocínio, Deiró foi o único prefeito dos últimos anos a dar condições para que o produtor rural possa escoar sua produção, essa ponte é um marco para a nossa região, vai ajudar muito a todos nós, e tenho certeza que mais pontes serão construídas e outras estradas serão recuperadas” afirmou Amir.

Após o descerramento da placa de inauguração, a ponte recebeu as bênçãos do padre Silvano Dias de Ávila, que disse que a ponte representa a ligação entre as pessoas, que segundo ele deve ser o maior objetivo do governo, estar em consonância com os anseios da população.

Após a cerimônia teve início um churrasco oferecido por produtores locais, onde todos puderam comemorar e relembrar histórias do homenageado e da região.