Iniciada Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Patrocínio

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), está promovendo desde a manhã de ontem (17) a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Patrocínio. Com o tema "Outros olhares sobre o Patrimônio Cultural" o objetivo da Jornada é despertar o olhar, o interesse e o engajamento da população para a preservação do patrimônio material e imaterial de Minas Gerais.  Na programação, que começou com uma visita guiada pelos bens tombados de Patrocínio, teve ainda na noite de ontem a premiação do concurso Fotográfico Bens Tombados:Olhar em Primeiro Plano, a apresentação de canções do autor patrocinense Paulinho Machado e a palestra “Novos olhares sobre o patrimônio cultural” com a professora de arquitetura Carolina Vaz.

Segundo a secretária municipal de cultura, Eliane Nunes, as atividades da 6º jornada do patrimônio cultural promoverão o envolvimento da sociedade civil nas políticas de preservação do patrimônio cultural. “Nossa programação valoriza principalmente o patrimônio imaterial, que são nossas manifestações artísticas, os causos, a viola, o congado, a capoeira, nossa banda de música municipal e a folia de reis” disse a secretária, que ainda contou que além disso o acontecimento é importante para a própria preservação do patrimônio  cultural, uma vez que as prefeituras que tiverem sua adesão à Jornada homologada e que comprovarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do CONEP terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e  suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.  O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.

Para a professora Carolina Vaz, que apresentou a palestra “Novos Olhares sobre o patrimônio cultural” a jornada é antes de tudo uma oportunidade de divulgar o trabalho feito por aqueles que protegem o patrimônio “o patrimônio cultural é a identidade de um povo, e tem um sentido muito mais amplo do que a população conhece e é importante que se conheça a história dos patrimônios e não só os admire pela beleza, a população se identificar e se apropriar desse bem é fundamental” contou a professora. Também na noite de ontem, foram divulgadas as 15 fotografias vencedoras do concurso “Bens Tombados:Olhar em Primeiro Plano”, com o primeiro lugar, recebendo R$500, Clarissa Arend, uma Gaúcha que atualmente mora em Patrocínio, diz que fotografar a inclusive a ajuda a conhecer a cidade.

A jornada continua ainda hoje a noite, com contação de causos e apresentação de viola, às 19h na esplanada do Museu Histórico Municipal. Amanhã (19) a esplanada recebe encontros de congado e capoeira, e no domingo (20) o encontro de folias de reis. Na próxima semana segue a programação com visitas guiadas para alunos do ensino fundamental a antiga estação ferroviária, e a continuação da exposição fotográfica no museu histórico que segue até o dia 31.