Representantes da Prefeitura participam de reunião da rede de proteção á criança e ao adolescente

Através de uma iniciativa do Judiciário, estão sendo realizadas reuniões entre os representantes dos órgãos que compõe a rede de proteção a criança e ao adolescentes do município, que é composta pela Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, além de entidades da sociedade organizada.

Na tarde de hoje (18), aconteceu no salão do Júri no Fórum a terceira reunião, na qual foi finalizado o diagnóstico da rede, a fim de que todos conheçam os serviços já existentes, na oportunidade também foi formada uma comissão para construção do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência contra a Criança e o Adolescente, bem como a elaborado um manual que norteará os trabalhos.

Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Isac Luiz Ferreira, a iniciativa vem favorecer a execução dos serviços de atenção básica e especial realizados pela Secretaria. “A soma de esforços só trará benefícios, pois a partir do conhecimento do que é realizado por cada um, podemos realizar ações em conjunto, que alcançará resultados mais profícuos” afirmou.

Emerson Caixeta, Secretário de Educação, afirmou que esse projeto vem de encontro aos anseios da comunidade escolar. “Essa é mais uma ação que está sendo realizada com parceria do Judiciário e da Promotoria, que vem amparar as diversas situações que tantas crianças e adolescentes vivenciam e que são detectadas pelos profissionais da educação” disse o professor.

Representando a Polícia Militar, o Tenente Coronel Campos afirmou que a entidade é parceira desses e de outros projetos que visem cuidar das nossas crianças e adolescentes. “O combate a criminalidade começa com a prevenção”, afirmou destacando que não tem medido esforços para que o Proerd e o Projeto Túnel das Drogas continuem sendo realizados em Patrocínio.

Dr. Serlon Silva Santos, Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude, também articulador para integração da rede de apoio falou sobre os benefícios dessa aproximação. “É importante que os todos os órgãos se conheçam, saibam das potencialidades e dificuldade de cada um, a fim de que a rede definido um plano de ação eficiente para proteção das crianças e adolescentes” afirmou.

A partir de agora, a comissão formada na reunião de hoje seguirá se reunindo periodicamente, e sempre que for necessário, para discutir e realizar ações indispensáveis para o  bom funcionamento da rede de proteção a criança e ao adolescentes do município.