Secretaria de Saúde se prepara para Campanha de Multivacinação

No período de 11 a 22 de setembro acontece a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

Segundo informa o Secretário de Saúde Humberto Donizete Ferreira – Bebé, a Secretaria já está preparando toda sua equipe para que o público-alvo constituído por crianças e adolescentes até 14 anos seja mobilizado.

Conforme explica a enfermeira referência do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde Flávia Cristina Silva Bertolace “a campanha é seletiva, de forma que só serão feitas as vacinas que faltam na caderneta de vacinação”. Por essa razão, é obrigatória a apresentação do cartão de vacinas.

No sábado, 16 de setembro, será realizado do Dia “D” no qual todas as unidades estarão abertas de 8h às 17h, para facilitar o acesso daqueles que não podem comparecer as unidades durante a semana. De segunda a sexta-feira, a vacinação acontece nas salas de vacina de 8h às 16h.

É importante ressaltar que estarão disponíveis 14 vacinas para crianças e 5 para adolescentes, dentre as quais foram recentemente inseridas a vacina HPV para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos e a vacina meningocócica C conjugado para meninos e meninas de 12 e 13 anos.

Capacitação Permanente

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, promoveu nos dias 17, 18, 24 e 25 de agosto, em uma sala cedida pelo Unicerp, uma atualização para enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacina do município.

Durante a capacitação foram abordadas sobre normas técnicas, calendário de vacinação, procedimentos de triagem, manuseio, conservação e administração de imunobiológicos, a fim de garantir a qualidade do serviço prestado nas salas de vacina das unidades básicas de saúde.