CAPS AD III realiza Sarau celebrando Setembro Amarelo

Na última quinta-feira (14), foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas - CAPS AD III um evento dentro das ações da Campanha Setembro Amarelo na rede de Atenção Psicossocial de Patrocínio.

O Setembro Amarelo busca a conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Lívia Carla, Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), fez a abertura agradecendo a presença de todos, e em especial dos familiares e internos da Comunidade Santa Luzia, Clinica Missão Terapêutica e estagiários do Serviço Social da Unicesumar, enfatizando a importância da família no processo de promoção a saúde. Ainda parabenizou a enfermeira Heiriele pela idealização e organização do evento.

A psicóloga Patrícia Bustamante contribui com uma palavra motivacional aos participantes falando sobre a terapia do inconsciente, ressaltando que o CAPS AD III é ‘um pedacinho do céu’, que os profissionais que ali trabalham acreditam em cada um e que sempre estarão disponíveis para a escuta.

Com uma música relaxante levou os presentes a um encontro consigo mesmo, direcionando a todos a uma busca além do caos, uma busca por sentimentos bons, afirmando que ‘a gente pode desistir de tudo, menos de nós mesmos’, ‘ somos frutos de amor’ e ‘temos o direito de ser feliz’.

Em seguida o Grupo de Canto Gerações, acompanhado de Alex, Douglas e Ana Cristina levaram melodia e ritmo ao Sarau da Noite, inundando o ambiente com músicas populares. O grupo, os funcionários, familiares e pacientes em uma só voz, cantaram Aleluia, celebrando a arte, a saúde, a família e, sobretudo a vida.

Encerrando a festiva foi oferecido aos presentes um coffe break, doado pelo grupo convidado.  Maria do Rosário (Tuca) conta que “as integrantes que não puderam comparecer viram no levar algo uma forma de contribuir com evento”.

Toda a equipe do CAPS AD III procuraram com esta noite iluminada por tons amarelos espalhar vida. Chamando a atenção a esta causa, pois é possível conseguir a prevenção sim, buscando perceber a dor do outro, promovendo a escuta e principalmente  construindo espaços de conversa, pois falar é a melhor solução.