Um brado de liberdade à espera de ressonância...

É provável que o grito de indignação, de justificada revolta e de uma bravura cívica lançada pelo Prefeito Municipal, Deiró Marra, diante da grosseira usurpação praticada pela poderosa empresa mineradora Vale Fertilizantes  contra os mais legítimos interesses sociais e econômicos do nosso Município e de nossa gente, possa ter chegado aos atentos ouvidos de uma  considerável parcela da população patrocinense e... Espera-se tenha produzido a desejada ressonância.

A eloqüência com que o senhor Prefeito imprimiu ao seu pronunciamento diante dos microfones de uma emissora local, falando à população, se achava carregado de justificativa, inconformismo e pintado com as negras tintas da real gravidade do problema, bem demonstra o elevado patriotismo com que sua Excelência cuida e zela pelos assuntos municipais.

Nesse ato vigoroso de bairrismo o senhor Prefeito está convocando a todos os moradores desta Terra sejam eles nativos ou adotados, a formarem fileira em torno da bandeira que está sendo hasteada para que ordeira e civilizadamente, nos levantemos em defesa do soberania do solo e no resguardo dos direitos sócio-econômicos de nossa vilipendiada população.

Na esteira do gesto de coragem e bravura honrosa com que o Prefeito Deiró Marra alicerçou sua fala à população local, mais do que uma prestação de contas a sua gente, ele aponta as omissões injustificáveis e desídia administrativa com que se houveram os gestores que lhe antecederam no comando dos destinos do município quando eles abriram à Vale Fertilizantes, sem qualquer compensação, as porteiras das nossas riquezas minerais.

A costumeira e lamentável insensibilidade cívico-social da direção da Vale Fertilizantes, irmanou-se à sua desenfreada usurpação e condenável demolição das riquezas de nosso subsolo (geridos pela União Federal), pisoteando com suas potentes máquinas, as reservas de nosso meio ambiente exaurindo com sua bocarra sedenta e insaciável, nossos mananciais hídricos, esgotando os ricos lençóis deste sacrossanto oceano aqüífero da região.

A fala do Prefeito não se limitou à estagnação da retórica vazia. Não! Sua Excelência partiu, corajosa e resolutamente para prática. Consultou seus assessores locais e de outros foros; tomou posição diante da devassa com que a empresa mineradora vinha se movimentando sobre as terras férteis de nossa Canaã no Salitre; dialogou civilizada, prudente e amistosamente com os dirigentes da poderosa mineradora; fez-lhes transparentes e exeqüíveis propostas visando a minimizar os equívocos e os desacertos das administrações locais anteriores e montar um plano de reciprocidades e da correta harmonia entre todos; abriu perante os diretores da magnata o leque da concórdia e do consenso. Tudo em vão! Os ouvidos da prepotente mineradora e produtora de fertilizantes permaneceram moucos e lacrados aos anseios e às justas reivindicações da população patrocinense, que buscava, através do diálogo e da voz e perseverança do Prefeito Deiró Marra, a salvaguarda dos direitos de uma imensa e operosa parcela da população Patrocínio.

Inconformado, decepcionado, iludido e, tal qual muita gente, machucado no seu amor próprio e ferido na sua autoridade delegada, o Prefeito Deiró Marra lançou mão da espada da lei e, esgrimando com a força do amor à sua terra e à sua gente, e, num ato de altruísta coragem, revogou a Portaria-Alvará que seus antecessores prefeitos houveram “presenteado” a rica e poderosa Vale Fertilizantes, para que fosse interrompido, pelos caminhos da lei, o esbulho devastador que vinha sendo praticado, sem qualquer contrapartida, sem o mínimo de respeito à soberania da população patrocinense e em uma afrontosa ofensa aos sagrados interesses de nossa Terra.

Agora, mais que em outras oportunidades, é hora de nos darmos as mãos, empunhando com nossa dignidade e com nossa soberania, a mesma Bandeira hasteada pelas mãos corajosas do senhor Prefeito Deiró Marra.

É agora... ou nunca!

Autor: Wilson Fernandes Veloso

Gentilmente cedido pelo Jornal Gazeta de Patrocínio.