Ministério da Saúde realiza avaliação na rede básica de saúde da cidade

Terminou hoje (05) a avaliação do PMAQ ( Programa de Melhoria da Qualidade e Acesso da Atenção Básica) em Patrocínio. Criado pelo Ministério da Saúde, o programa visa expandir a cobertura, ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de Atenção à Saúde. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, os três avaliadores do Ministério da Saúde visitaram todas as Unidades Básicas de Sáude da cidade, onde verificaram as condições de infraestrutura, materiais, insumos e medicamentos, processo de trabalho das equipse e organização do serviço e do cuidado com o usuário, além da satisfação e percepção dos usuários quanto aos serviços de saúde no que se refere ao seu acesso e utilização.

“Foi uma avaliação muito tranquila e positiva tanto da nossa estrutura física quanto do atendimento. Essa avaliação é indispensável, porque quanto melhor for o desempenho, em todos os sentidos, mais incentivos financeiros serão repassados para o Município.” Contou Bebé, que ainda agradeceu o comprometimento de todas as equipes das UBS de Patrocínio “isso é  resultado da seriedade com que a saúde tem sido tratada no nosso município, estamos trabalhando sem medir esforços para proporcionarmos sempre uma saúde pública mais humana” disse o secretário.

A coordenadora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Noilma Passos explica que o programa é estruturado em etapas, e avalia desde a adesão pela Secretaria de Saúde até a certificação expedida pelo Ministério da Saúde. “Atualmente, estamos passando pela etapa de Avaliação Externa quando a equipe de avaliadores do MS vem até o município e visita cada Unidade Básica verificando, desde a estrutura física a processos de trabalho da equipe. Nessa etapa de avaliação acontece também entrevista com usuários dos serviços, que são convidados pelos entrevistadores para responderem sobre atendimento na Unidade. Patrocínio passou por essa etapa entre os dias 28/09 e 05/09, encerrando, portanto, no dia de hoje as avaliações.” Ainda segundo a coordenadora a partir de agora acontecerá o processamento dos dados recolhidos, análise dos mesmos nos sistemas oficiais de informação da saúde e em seguida a certificação das equipes por parte do ministério da saúde.