Encerrada mais uma etapa de capacitações do Proceve

Ontem (18), no Auditório do Unicerp foi realizada a última capacitação para aplicação do Proceve (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar), dessa vez com os profissionais de educação da rede estadual. Participaram da abertura o Vice-Prefeito Gustavo Brasileiro, o Juiz da Vara Criminal e da Infância e Juventude Dr. Serlon Silva Santos, o Promotor Criminal Dr. Aloísio Cunha, a Promotora da Infância e Juventude Dra. Monique Mosca Gonçalves, a Superintendente de Ensino Luzia Paiva, o Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta, o Secretário de Segurança e Trânsito Alcides Dornelas, Vereador Pastor Alaércio, dentre outras autoridades.

Dando as boas-vindas, a Superintendente de Ensino Luzia Paiva fez um momento de descontração que destacou a importância da participação de cada um. “Precisamos dar as mãos para resolvermos as dificuldades que enfrentamos no ambiente escolar” afirmou.

Em seu pronunciamento o Vice-Prefeito Gustavo Brasileiro destacou a luta dos profissionais mediante aos tantos desafios e a falta de valorização que enfrentam. “Sabemos da realidade vivida por vocês professores, em especial da rede estadual, mas estamos aqui para dar todo o apoio e respaldo que estiver ao nosso alcance, pois o PROCEVE quer mudar a realidade de nossas salas de aula” afirmou Gustavo.

O Juiz Dr. Serlon  Silva Santos fazendo a abertura da capacitação agradeceu a todos os parceiros e destacou o trabalho da Superintendente Luzia mediante as dificuldades que as escolas estaduais enfrentaram para se adequarem ao Procece, e que vem dia-a-dia sendo superadas.

Dra. Monique em sua fala inicial abordou sobre o novo cenário da rede estadual mediante a aplicação do Proceve, pois após serem levantadas as dificuldades de sua implantação por falta de adequação dos regimentos escolares na última capacitação, a Promotoria de Justiça juntamente com o núcleo do PROCEVE realizou a reestruturação de todos os regimentos a fim de que as escolas tenham instrumentos legais para aplicação das práticas de ação educacional.

No restante do dia Dra. Rosangela Quintana Alfonso Gonzaga Assessora Jurídica Social do PROCEVE de Campo Grande abordou sobre os aspectos práticos de aplicação do programa de forma dinâmica, sanando as dúvidas dos profissionais.

Realizada a capacitação da rede de apoio e proteção à criança e ao adolescente e capacitação dos profissionais da educação da rede municipal e estadual, cumpriu-se mais uma etapa de capacitação do programa. Nessa quinta e sexta-feira haverá uma formação interna com as profissionais que atuam no núcleo do PROCEVE em Patrocínio para alinhamento de ações.