Prefeito Deiró participa do 10º Encontro de Microrregiões da Associação Mineira de Municípios

Durante a manhã desta sexta-feira, o Prefeito de Patrocínio, Deiró Marra (PSB), esteve na cidade de Guimarânia, a convite do Prefeito Adílio Alex dos Reis e do Presidente da AMM (Associação dos Municípios Mineiros), Julvan Lacerda, para participar do 10º Encontro de Microrregiões dos Municípios Mineiros, que tem como objetivo diminuir a distancia entre as esferas de governo e promover a união entre os poderes públicos municipais.

Bastante prestigiado, o evento contou com a presença de diversas lideranças políticas, como o Vice-Governador Antônio Andrade, o Senador Antônio Anastasia, o Deputado Federal Marcos Montes, do Ex-Prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, dos Deputados Estaduais Felipe Atiê, Bosco e Leonídio Bolsas, Prefeitos de toda a região, Presidentes de Câmara, vereadores e outras lideranças de organizações da sociedade civil, como OAB, CRESCI entre outros.

O assunto central das discussões do fórum foi o grande momento de crise e das estratégias necessárias para superá-lo sem perder a qualidade na prestação de nenhum serviço público. Muito antes pelo contrário: a ideia é que aconteça o retorno aos investimentos nas principais áreas como saúde e educação, sem contanto, onerar diretamente os municípios.

Para isso, segundo muitos oradores do evento, seria necessário um novo pacto federativo de arrecadação, onde a união deixasse de arrecadar uma pequena porcentagem, e os municípios pudessem aumentar sua participação proporcionalmente, o que significa uma perspectiva de melhoria na situação financeira dos municípios em geral.

Deiró, como presidente da AMAPAR, contou que trabalha justamente na aplicação dos recursos, porque tem ciência da dificuldade do estado e da união nos repasses, então a responsabilidade do agente público está justamente em aplicar realmente possa fazer a diferença.

O Prefeito ainda fez questão de levantar o debate sobre a recente alteração na cobrança do CEFEM, modalidade de imposto que incide sobre a atividade de mineração. Segundo Deiró, “essa é uma questão que precisa ser vista com extrema cautela e que pode afetar muitos municípios de nosso estado, digo isso porque nossa cidade e tantas outras cidades vizinhas hoje enxergam na mineração um grande passo para o futuro, mas é preciso que tenhamos ferramentas hábeis para fazer essa possibilidade tornar-se de fato uma realidade” – finalizou.

Muitos presentes também utilizaram do evento para reivindicar suas posições e demandas frente ao estado, definindo como de suma importância que eventos dessa natureza possam acontecer mais vezes na região e possibilitar que de forma efetiva a voz dos mineiros possa fazer a diferença nas mais altas esferas de governo.

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio