Servidores do Sine de Patrocínio estão sendo capacitados em Libras
Desde o mês de novembro, dez funcionários do Sine de Patrocínio, estão participando do Curso de Formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). O curso tem carga horária de 80 horas, divididas em seis unidades e terá duração aproximada de dois meses. A capacitação está sendo realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Sedese, por meio das diretorias de Desenvolvimento de Políticas de Inclusão ao Emprego e Gestão do Atendimento ao Trabalhador.
Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi oficialmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, por meio da Lei 10.436. A partir deste momento, a Libras passou a ser considerada como um meio de comunicação. É considerada uma língua natural, como todas as outras, com sintaxe, morfologia e semântica.
De acordo com Cassio Amaral, coordenador da unidade do SINE de Patrocínio, o curso será essencial para democratizar o atendimento “Hoje, estamos buscando melhorias com novos atendentes participando dessa qualificação e ampliando as melhorias dos nossos serviços, é necessário sempre aprimorar o atendimento em todos os aspectos para o trabalhador, de forma que todas as classes se sintam amparadas ao serem atendidas no Sine-Unidade Patrocínio coordenador- diretor da Unidade”, afirma Cássio.
Sistema de senhas
Outra novidade no SINE de Patrocínio é o Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA), um software que permite controlar o atendimento, organizando a fila dos serviços ofertados pela agência através de senhas. O sistema organiza inclusive as prioridades de atendimento a idosos, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo. De acordo com o coordenador da Unidade, Cássio Amaral, além do atendimento ao trabalhador ficar mais organizado, ele será mais rápido. Além disso, com essa novidade será possível medir o tempo gasto em cada atendimento por setor e a quantidade de pessoas atendidas na Agência de Trabalho, o que garante uma melhor avaliação interna dos processos de atendimento, ajudando o SINE a sempre oferecer um serviço público eficiente ao cidadão.